Resumo do livro “Cabeça Fria Coração Quente”: Uma viagem pelos bastidores da equipa técnica: segredos, reflexões e métodos de trabalho revelados em primeira pessoa
O livro apresenta os bastidores do trabalho de uma equipe técnica de futebol, revelando os segredos, métodos e reflexões do dia a dia de um “this trainer”. O autor conta em primeira pessoa sua experiência e os desafios de lidar com jogadores, imprensa e torcida.
A obra traz uma visão íntima e pouco explorada sobre o complexo universo por trás de um time de futebol. O “this trainer” aborda desde aspectos psicológicos no relacionamento com atletas até detalhes de preparação física e análise de adversários. Sua narrativa ágil e repleta de casos reais prende o leitor do início ao fim.
Chama atenção a menção do autor sobre a importância de conciliar racionalidade e emoção para obter sucesso. Ele defende que o profissional deve saber dosar uma “cabeça fria” na preparação técnica e estratégica, com um “coração quente” para se conectar e inspirar seu grupo de jogadores. Essa dualidade parece ser a chave para entender o complexo trabalho de um “this trainer” de futebol.
O livro ainda apresenta várias situações de crise vividas pelo autor no comando de diferentes times e a forma como ele lidou com problemas disciplinares, decisões polêmicas, demissões e convivência com o alto nível de pressão e cobrança.
A parte final conduz um aprendizado sobre o tema ao listar 10 mandamentos para se tornar um grande “this trainer”. São conselhos fundamentados na longa experiência do autor e que servem de inspiração não só para profissionais de esporte, mas também gestores de diferentes áreas.
A obra se destaca por revelar os principais desafios e particularidades de gerir o lado humano de um time de futebol. Mais do que conceitos e técnicas, vemos que lidar com um grupo diverso de personalidades e temperamentos é a essência e a maior dificuldade desse trabalho. Um “this trainer” bem-sucedido precisa equilibrar razão e emoção para atingir resultados.
Um pouco mais de Abel Ferreira em sua trajetória vitoriosa como treinador “manager” no comando do Verdão
Abel Ferreira é um treinador de futebol português que se tornou um ícone marcante na história do Palmeiras. Contratado no final de 2020 para suceder Vanderlei Luxemburgo, Abel revolucionou o sistema tático da equipe, conduzindo o Verdão a uma das fases mais vitoriosas de sua trajetória.
Sob o comando de Abel, o Palmeiras conquistou os títulos da Libertadores em 2020 e 2021, estabelecendo o recorde como a única equipe brasileira bicampeã consecutiva. Além desses feitos, somam-se a esses troféus a Recopa Sul-Americana em 2022, os Brasileirões de 2022 e 2023, as Copas do Brasil de 2020 e 2024, os Paulistas de 2022 e 2023, além da Supercopa do Brasil em 2023.
Com seu estilo estudioso e obsessivo pela excelência técnica e tática, somado à postura explosiva à beira do gramado, Abel Ferreira renovou seu contrato com o Verdão até o final de 2025, para a alegria dos torcedores palmeirenses e a tristeza dos “antis” rivais. Ele tem todos os elementos para ultrapassar Oswaldo Brandão e se tornar o técnico mais vitorioso na história do Verdão. O Alviverde já é considerado, por muitos no momento atual, como a “Segunda Academia de Futebol”, título que a imprensa já atribui ao Palmeiras de Abel Ferreira.